Páginas

sábado, 9 de outubro de 2010

PONTA PÉ INICIAL...

Amigos, o objetivo deste blog é promover o diálogo entre os agentes literários de João Monlevade, divulgando nossos autores, nossas histórias, nossa cultura. Neste sentido, estaremos à partir de agora publicando aqui os trabalhos vencedores do  Concurso Literário "Valores da nossa Gente" que aconteceu em agosto, mas cuja temática não se esgota. O Concurso suscitou uma série de reflexões sobre nossas raízes profundas, sobre as pessoas, tanto as pioneiras com as comuns, sobre o que foi a cidade e sobre a urgência do progresso que soterra parte das paisagens que nos eram tão caras , sobre tempos que só voltam através da máquina do tempo que  é nosso  prodigioso cérebro, capaz de arquivar nossas afetividades, sobretudo sobre o amor a essa terra tão sagrada para todos nós. Neste blog vamos disponibilizar  também trabalhos de outros autores que não participaram do concurso mas que tem livros publicados,  outros polaroids, olhares também importantes para nos ajudar a  nos entender. Então é isso. Em breve, muito breve mesmo, publicaremos a poesia vencedora do Jornalista e poeta Marcelo Melo. Aguardem...e os poetas também poderão nos enviar os seus trabalhos, que publicaremos sempre que houver espaço, ok?

3 comentários:

  1. Olá!

    Gostaria de parabenizar a Fundação Casa de Cultura de João Monlevade pela belíssima iniciativa.

    Embora eu tenha nascido em Belo Horizonte em 1969, considero-me Monlevadense porque vivi aí os melhores anos de minha vida.

    Meu pai (Professor Ademar Teixeira de Carvalho), falescido em 1993, lecionou em quase todas as escolas do município. Minha mãe e meus irmãos ainda vivem nessa cidade que, claro, visito todos os meses.

    Sou também escritor, hoje com três livros publicados (um romance e dois de poesias), além de participação em Antologias nacionais e outras páginas de literatura fomentadas por professores da USP e da UNICAMP.

    Meu primeiro romance, inclusive, tem os direitos autorais cedidos à Creche Luz aos Pequeninos, de João Monlevade.

    No início de 2011 publicarei o meu segundo romance: TRIÂNGULO VERMELHO, cuja estória começa e termina exatamente aí, na região de João Monlevade, numa época em que esse lugar pertencia ao antigo Arraial de São Minguel (hoje Rio Piracicaba). O livro faz referência ao Solar Monlevade, ao Rio Piracicaba e a outras características da região. Contará também um pouco da mudança da capital mineira de Ouro Preto para a atual Belo Horizonte (antigo Curral Del Rey), tudo isso mesclando personagens e fatos fictícios e reais.

    É, portanto, nessa condição de escritor e de monlevadense (com muito orgulho) que parabenizo a todos vocês, da Fundação Casa de Cultura, pela belíssima iniciativa.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a vocês pela iniciativa de colocar a arte literária dos monlevadenses na ponta dos nossos dedos.

    Sucesso e votos de muitas realizações.

    ResponderExcluir